Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

II Seminário “A Força Terrestre nas Operações de Defesa do Litoral”

Publicado: Quinta, 12 de Agosto de 2021, 17h24

No período de 10 a 13 de agosto, o Sr Comandante de Artilharia do Exército, General de Brigada Marcelo Gurgel do Amaral Silva, participou do II Seminário “A Força Terrestre nas Operações de Defesa do Litoral”, na Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe), sediada no Rio de Janeiro.
O evento ocorreu no auditório do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHExFC) e reuniu militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), empresas de produtos de defesa e a Biblioteca do Exército.
O Simpósio traz à tona o debate sobre a Defesa do Litoral no âmbito das Forças Armadas, com destaque para a atuação dos meios de apoio ao combate e de coordenação do espaço terrestre e litorâneo. As palestras estarão alinhadas com os seguintes eixos temáticos: panorama e ameaças contemporâneas; a Defesa do Litoral no mundo; coordenação e controle do espaço marítimo brasileiro; interoperabilidade e doutrina de operações conjuntas.
A abertura do Seminário foi realizada pelo C Alte Nélio, Comandante do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais e contou com a presença de diversas autoridades: Comandante da Escola de Guerra Naval, C Alte Sílvio Luís; Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, Gen Bda Ramires; Diretor de Educação Técnica Militar, Gen Bda Cantanhede; o Subchefe de Operações do Comando de Operações Navais, C Alte Garriga; Comandante da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão do Exército, Gen Bda Sibinel; Chefe da Comissão Interescolar de Doutrina de Operações Conjuntas da Escola Superior de Guerra, Gen Bda R/1 Zambão; Gerente do Programa Estratégico do Exército ASTROS 2020, Gen Bda R/1 Barreto; Chefe do Comando do Desenvolvimento Doutrinário de Guerra Naval, C Alte RM1 Cozzolino e os assessores especiais do Departamento de Educação e Cultura do Exército, Gen Bda R/1 Stoffel, Gen Bda R/1 Paixão e Gen Bda R/1 William.
O objetivo do Seminário foi subsidiar a elaboração do Manual de Campanha “A Força Terrestre nas Operações de Defesa do Litoral”. Para isso, ocorreram palestras, debates, atividades em grupos de trabalho.

registrado em:
Fim do conteúdo da página