Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

A cidade de Formosa

        Formosa surgiu em meados do século XVIII, quando Goiás pertencia à capitania de São Paulo. A cidade foi formada por antigos moradores do Arraial de Santo Antônio, no vale do Paraná, que fugiram de seu povoado depois que uma forte epidemia de malária assolou a região. Com medo da doença, tropeiros e comerciantes que vinham da Bahia e Minas Gerais acampavam na região onde hoje está localizada Formosa.
         O povoado foi batizado de Arraial dos Couros em homenagem aos viajantes que acampavam no local em barracas de couro que eles traziam para comercializar. A criação do município de Formosa deu-se em 1º de agosto de 1843, com o nome de Vila Formosa da Imperatriz, posteriormente sendo alterado para Formosa.

         Formosa está localizada na região Sudeste de Goiás, distante 280 Km de Goiânia, capital do Estado, e 75 Km de Brasília-DF, faz divisa com o Distrito federal a apenas 5 Km do centro da cidade. Possui uma área de aproximadamente 6.790 Km2, possui uma população estimada de aproximadamente 114.036 habitantes (Fonte IBGE/2016).

 

Aspectos gerais da cidade

(A) - Vias de acesso principal

A via de acesso principal a Cidade de Formosa-GO é por intermédio da BR 020, mais conhecida como Rodovia Brasília/Fortaleza, que chega a uma extensão de aproximadamente 80 Km dentro do município de Formosa. No trecho compreendido como perímetro urbano, encontramos três trevos, todos dando acesso ao centro da cidade.

 

(B) - Turismo

O município de Formosa é uma região privilegiada pela natureza e abençoada por Deus, é misterioso e encantador, lá encontram-se várias atrações como: Salto do Itiquira, Buraco das Araras, Sítio Arqueológico do Bisnau. O município é, ainda, a porta de entrada para a Chapada dos Veadeiros e possui a principal pista de decolagem de Parapente da região. Para maiores informações entrar em contato pelo email: turismoformosa@gmail.com

 itiquira.jpg

(C) - Saúde

Acessando o site da Secretaria de Saúde de Formosa, você terá todas as informações inerentes a Rede Hospitalar Particular e Pública da cidade. O FuSEx possui convênio com hospitais, clínicas e laboratórios da cidade.

   

 

Fim do conteúdo da página