Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

 COMANDANTE DE ARTILHARIA DO EXÉRCITO

 Foto_Comandante_jpppppp11.png

 

 GENERAL DE BRIGADA MOISES DA PAIXÃO JUNIOR

     Ao ser nomeado para o cargo de Comandante da Artilharia do Exército, o General de Brigada Moises da  Paixão Junior exercia o cargo de Comandante da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército – “AD BRIGADEIRO GURJÃO”, em Cruz Alta-RS. Ascendeu ao posto atual em 31 de março de 2021.

Nascido em 18 de janeiro de 1970, na cidade de Recife-PE, é filho do Capitão Músico da Aeronáutica Moises da Paixão e da professora Valdeni Bento da Paixão.Incorporou às fileiras do Exército em 22 de fevereiro de 1988, na Academia Militar das Agulhas Negras, sediada em Resende-RJ. Foi declarado Aspirante-a-oficial da Arma de Artilharia em 30 de novembro de 1991, sendo classificado no 31º Grupo de Artilharia de Campanha (Grupo Escola), no Rio de Janeiro – RJ.

Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento e de Altos Estudos Militares, realizou o Treinamento e Manutenção do Obuseiro 105 mm Light Gun e o estágio para Comandante de Organizações Militares Blindadas e Mecanizadas.

Durante sua vida militar, serviu no 26º GAC (Guarapuava-PR), e no 32º GAC (Brasília-DF), onde Comandou a Bateria de Cerimonial Hipomóvel – Bateria Caiena. Desempenhou as funções de instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais.

Como instrutor da EsAO, atuou como Oficial de Ligação junto a IMBEL – FMCE (Indústria de Material Bélico do Brasil – Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica) para desenvolvimento do projeto do sistema computadorizado de controle de tiro – Projeto Gênesis.

Como major, comandou a Bateria de Comando da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, em Curitiba-PR, no biênio 2005-2006. Foi Observador Militar das Nações Unidas na Ilha de Chipre e no Sudão.

Como Oficial Superior, desempenhou as funções de Chefe da Seção de Pessoal, Chefe da Seção de Relações Públicas e Adjunto da Seção de Cerimonial da Secretaria-Geral do Exército; na 3ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, participou da equipe pioneira que integrou o Centro de Doutrina do Exército; e foi Assistente do Comandante da 5ª Divisão de Exército.

Como coronel, foi comandante do 5º GAC AP – Grupo Salomão da Rocha, em Curitiba-PR, no biênio 2014-2015 e Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutico junto à representação Diplomática do Brasil em Moçambique no período de 1º de julho de 2017 a 30 de junho de 2019.

Possui as seguintes condecorações nacionais e estrangeiras:

Ordem do Mérito da Defesa (Grau Oficial);

Ordem do Mérito Militar (Grau Comendador);

Ordem do Mérito Naval (Grau Oficial);

Ordem do Mérito Aeronáutico (Grau Oficial);

Ordem do Mérito Judiciário Militar (Distinção);

Ordem do Mérito Judiciário Militar (Alta Distinção);

Medalha do Pacificador;

Medalha Mérito Santos Dumont;

Medalha Mallet;

Medalha Tamandaré;

Medalha das Nações Unidas – Chipre;

Medalha das Nações Unidas – Sudão;

Medalha de Serviços Distintos – Moçambique;

Distintivos de Comando Prateado;

Distintivos de Comando Dourado;

Medalha do Mérito Blindado.

O General Paixão é casado com Sra Sônia e possui quatro filhos: Mateus, Lucas, Isabela e Filipe.

Fim do conteúdo da página