Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Conclusão do Curso de Formação de Sargentos Temporários e Entrega do Facão Pioneiro Lobo Guará

Publicado: Sexta, 07 de Agosto de 2020, 15h44

Formosa (GO) – Na manhã do dia 7 de agosto, o Comando de Artilharia do Exército realizou a solenidade de conclusão do Curso de Formação de Sargentos Temporários 2020. O General de Brigada Valério Luiz LANGE, Comandante de Artilharia do Exército, entregou o diploma de destaque ao aluno Victor da Silva MONTEIRO, do 6º Grupo de Mísseis e Foguetes.

Na ocasião, o General LANGE, entregou o Facão Pioneiro Lobo Guará, ao Coronel de Artilharia Emerson Garcia CAVALEIRO, Chefe do Estado-Maior e ao Tenente Coronel de Artilharia Carlos Alberto Campos CASTILHO, Comandante do 16º Grupo de Mísseis e Foguetes.

O Facão Pioneiro Lobo Guará resgata, simbolicamente, a decisiva participação do Exército naquela epopeia e estabelece uma mística a ser cultuada. O Facão é cingido, com orgulho, por todos os comandantes, chefes e diretores das organizações militares que integram o Comando Militar do Planalto. Em um dos lados de sua lâmina está gravado o lema do Comando Militar do Planalto - “Profissionalismo e Entusiasmo – Da Tradição à Modernidade”, valores cultuados e praticados pelas unidades do CMP; no outro lado da lâmina está gravada a imagem do Lobo Guará, animal característico da região e que habita o cerrado do Planalto Central.

Seu simbolismo vincula-se ao pioneirismo da “Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil”, conhecida por “Missão Cruls” em homenagem a seu líder, o Tenente-Coronel Luiz Cruls. A “Missão Cruls” foi constituída, em sua maioria, por militares do Exército, vanguardeiros na investida que desbravou os sertões, elementos fundamentais para o êxito alcançado por aquela histórica empreitada.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página